A coleção Girassol foi pensada como espaço de interação e brincadeiras entre crianças e adultos, a possibilitar aprendizagem, desenvolvimento e socialização. A ideia é que o conhecimento escolar deve interagir com o conhecimento cotidiano.
O referencial teórico da coleção estabelece a aprendizagem como processo ativo por parte de quem ensina, mas também de quem aprende. Na coleção Girassol, a criança é vista como sujeito ativo, e suas aprendizagens não ficam restritas a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo.
O material articula os princípios que norteiam a prática das autoras como educadoras, os princípios expressos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, versão homologada) e outros referenciais teórico-metodológicos atinentes à Educação Infantil. Apresenta, assim, contribuições para o desenvolvimento integral das crianças e o trabalho do professor em sala de aula.
Em toda a coleção, adotou-se o sistema de progressão que acompanha os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento constantes da BNCC. Esses objetivos são descritos página a página em cada volume.
Conhecendo melhor a coleção
O livro para o Maternal e o Livro 1 apresentam formato e organização didática diferentes em relação aos dois volumes seguintes.
A distinção se deu em razão das especificidades de cada faixa etária. Nos dois primeiros volumes, as áreas de conhecimentos foram contempladas de maneira integrada. Já nos volumes para 4 e 5 anos, essas áreas foram subdivididas em Linguagem, Matemática e Conhecimentos de Mundo. Ao final de todos os volumes há atividades relacionadas às datas comemorativas.
O Manual do professor
O Manual do Professor apresenta a proposta pedagógica e a organização didática da coleção. Traz ainda fichas que podem ser utilizadas como instrumento de avaliação do processo de desenvolvimento das crianças. Em todas as páginas de atividades, o manual foi organizado em formato U para facilitar o desenvolvimento das aulas pelo professor. Além dos campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresenta “orientações metodológicas” para cada atividade explorada com os alunos, “atividade complementar” para ampliar a atividade proposta, e o “Para saber mais” , com explicações sobre os pressupostos teóricos ou didáticos relacionados ao fazer pedagógico ou à área de conhecimento explorada.
Material complementar
Acompanham a coleção cartazes para ser trabalhados em sala de aula. Esses cartazes abordam rotinas da Educação Infantil, como análise das condições do tempo, quantidade de crianças presentes, ajudante do dia. Há também cartaz com o alfabeto ilustrado, com números de 0 a 10 e, ainda, com texto do volume.
Para enriquecer o trabalho na sala de aula
Autoras
Amélia Porto
Bacharel licenciada em Pedagogia e Estudos Sociais e especialista em Ensino de Ciências pela UFMG. Atuou como alfabetizadora na Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG e como professora no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff. É autora de livros didáticos e de Metodologia de Ensino.
Miriam Lopes
Licenciada em Pedagogia pela UFMG e especialista em Psicopedagogia pela UEMG. Atuou como professora e coordenadora em instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental. É autora de paradidáticos infantis.